Cirurgia da Catarata

A catarata é a doença que resulta da opacificação do cristalino (lente natural situada no interior dos olhos e situada atrás da íris), o que causa um borrão na visão.

Essa técnica moderna apresenta muitas vantagens, pois a incisão é pequena (2,75 mm), cicatriza rápido e não necessita de pontos. Aliado a isso, a inserção de uma lente intraocular dobrável possibilita colocá-la pela mesma incisão da cirurgia, causando menor trauma ao olho e diminuindo a chance de astigmatismo induzido pela cirurgia. A cirurgia não requer internação hospitalar, é realizada com anestesia local, não causa dor e não são mais usados pontos no olho – o que permite uma recuperação visual mais rápida no pós-operatório.

As lentes intraoculares implantadas podem ser de diversos tipos quanto ao material e ao desenho da lente. Existem as monofocais, que fornecem visão adequada apenas para longe (permanece a necessidade de óculos para perto), e as lentes pseudoacomodativas (multifocais) que permitem visão para longe e perto com boa qualidade.