Lentes

lente de contato - site santiniAs lentes de contato são utilizadas para a correção de diversos problemas refrativos como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Além dos benefícios estéticos, elas oferecem maior conforto e é uma opção interessante para quem não pode ser operado. Em alguns casos específicos, o uso de lentes apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos. Por indicação médica, usam lentes de contato os portadores de anisometropia (grau muito diferente entre um olho e outro), nistagmo, ceratocone, portadores de córneas irregulares, consequente a doenças corneais ou a cirurgias (transplante de córnea) e em outros casos especiais.

As lentes de contato terapêuticas são usadas para recobrir lesões corneais, com finalidade de diminuir a dor e auxiliar a cicatrização, como curativo no pós-operatório de algumas cirurgias e para curar ou controlar várias doenças de córnea.

  • Lentes Gelatinosas Hidrofílicas

    São fabricadas a partir de um material plástico que absorve água, deixando-as macias, flexíveis e confortáveis. O oxigênio alcança a córnea através de seus poros e a quantidade que lá chega varia de acordo com a hidratação e a espessura da lente de contato.
    As lentes gelatinosas podem ser transparentes, coloridas ou pintadas. Podem corrigir os principais erros refrativos como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As coloridas filtrantes são utilizadas para disfarçar cicatrizes corneanas, diminuir a sensibilidade à luz e intensificar a cor dos olhos. As coloridas pintadas são indicadas para disfarçar cicatrizes e opacidades da córnea, para albinos e também em casos de ausência ou perda da íris.
  • Lentes Gelatinosas de Silicone-Hidrogel

    Nova geração de materiais que permitem a oxigenação da córnea 3 a 6 vezes mais do que as lentes de contato hidrofílicas. O silicone é responsável pela alta permeabilidade ao oxigênio.
  • Lentes Híbridas

    Combinam um centro rígido gás-permeável e a periferia gelatinosa. São indicadas para casos especiais.
  • Lentes Rígidas Gás-Permeáveis

    Contém silicone e/ou fluoropolímero, material permeável aos gases. São significativamente menos agressivas à córnea quando apresentam alto DK, isto é, alta permeabilidade do material ao oxigênio, permitindo que elas se mantenham saudáveis e transparentes. Podem ser indicadas para o uso prolongado, mas necessitam de tantos cuidados quanto as gelatinosas.

Os pacientes devem ficar atentos principalmente para as orientações quanto à limpeza e períodos de troca das lentes de contato. Ignorar esses cuidados básicos pode levar à não adaptação ao uso de LC ou trazer complicações oculares sérias – reações inflamatórias e alérgicas, infecções oculares, úlceras corneanas, etc. Nossa clínica dispõe de profissional qualificado e ambiente apropriado para a adaptação de lentes de contato e orientação quanto ao manuseio e uso correto destas.

Obs.: Outras dúvidas serão esclarecidas durante a consulta oftalmológica.