Óculos

óculos 2 site santiniEste tem assumido um papel que vai além da correção de um erro refrativo e tornou-se também um item de moda. Precisam ser confortáveis e estarem em harmonia com o rosto e o estilo de vida das diferentes pessoas para que tenham uma boa aceitação, principalmente por parte dos novos usuários.

  • Quanto às lentes, podemos classificar em:

    Lentes Inorgânicas (vidro);
    Lentes Orgânicas (resina plástica).
  • Quanto ao foco, podem ser:

    1. Monofocais: um só campo de visão;
    2. Bifocais: dois campos de visão;
    3. Multifocais ou Progressivas: vários campos de visão.
  • Quanto à armação, podem ser:

    1. Acetato;
    2. Metal.As armações devem ser escolhidas com cautela, pois dependendo da ametropia (erro de refração) e da dioptria (grau) do paciente, podem não surtir o resultado desejado. Consulte sempre o ótico para saber se a armação escolhida é compatível com a sua receita.

Tenha um cuidado especial na hora de escolher óculos para crianças, pois estes devem ser resistentes ao impacto, leves, confortáveis e bem ajustados ao rosto. O material mais utilizado para armações infantis é o policarbonato, pois preenche os requisitos mencionados. Devem também ter proteção UVA e UVB, quanto à exposição prolongada ao sol. Hoje, sabe-se que 80% da exposição aos raios ultravioleta A e B ocorrem até os 18 anos de idade.
Lembre-se de levar os seus óculos para serem conferidos pelo seu oftalmologista.

Obs.: Outras dúvidas serão esclarecidas durante a consulta oftalmológica.