Astigmatismo

  • O que é astigmatismo?

    O astigmatismo ocorre quando a córnea apresenta um formato oval ao invés de esférico. Em lugar de um ponto focal, existirão dois, e, por isso, o indivíduo não conseguirá focalizar, simultaneamente, num mesmo plano na retina, tudo o que  vê. A visão ficará embaçada.

    Olho perfeito

    Olho com astigmatismo

  • Quais os sinais do surgimento do astigmatismo?

    Visão borrada a qualquer distância, dor de cabeça e desconforto ocular com  sensação de cansaço ocular. Pode existir associado à miopia ou à hipermetropia.

    Visão perfeita

    Visão com astigmatismo

  • Geralmente, em que fase ele aparece?

    O astigmatismo é geralmente hereditário. Pode surgir no início da infância, causando dificuldade na escola para a criança; pode desenvolver-se também, ao longo dos anos, em adolescentes e em adultos jovens. Pode aparecer já associado à miopia ou ao astigmatismo.

  • Como pode ser corrigido?

    A primeira opção será a correção com óculos, o que permite boa visão, principalmente em graus baixos, e pode-se corrigir a miopia ou hipermetropia também se estiverem presentes. Como segunda opção, dispomos das lentes de contato, as quais podem ser rígidas gás-permeável (RGP), ou gelatinosas tóricas. Fornecem boa visão, mas devem ser adaptadas sob orientação especializada para garantir bom resultado visual e não oferecer riscos à saúde ocular.

    Como correção definitiva, dispomos da cirurgia refrativa – cirurgia para miopia, hipermetropia e astigmatismo – que utiliza o laser para remodelar a curvatura corneana e corrigir o grau do paciente. Excelentes resultados têm sido obtidos para o astigmatismo, havendo a possibilidade de tratar a miopia e hipermetropia, na mesma cirurgia, se estiverem presentes.

    Entenda melhor sobre o assunto na área destinada para Cirurgia de Lasik, PRK ou Refrativa Personalizada.