Catarata

• O que é a catarata?

A catarata é o processo de envelhecimento do cristalino (espécie de lente clara e transparente, que temos dentro do olho humano, por onde passam os feixes de luz que formam as imagens na retina). Com a idade, geralmente a partir dos 50-60 anos, (de idade,) o cristalino entra em um processo progressivo de esclerose e perde a transparência, tornando-se uma lente opaca, reduzindo a entrada de luz e diminuindo gradativamente a visão. Embora a catarata ligada à idade, descrita anteriormente, seja a causa mais comum, esta pode ser causada também pela ingestão de medicamentos (corticoide, por exemplo,), diabete, infecções, após trauma ocular, doenças sistêmicas e outras.

• Quais os sintomas da catarata?

Visão embaçada para todas as distâncias, sensibilidade excessiva à luz, dificuldade de ler, perda da percepção da luz e, em casos severos, dificuldade para realizar suas atividades diárias. O paciente troca de óculos mas não percebe melhora da visão. Apesar de trocar o óculos, a imagem permanece embaçada. A catarata diminui não só a quantidade de visão, mas também a qualidade desta – cataratas aparentemente iniciais ao exame por vezes causam muitas queixas de borramento visual.

Visão com catarata

• Existe prevenção para a catarata?

Não. O uso de óculos de sol pode retardar o surgimento da catarata, pois estes filtram os raios UVB que são considerados fatores de indução à catarata. Não existem dietas, colírios ou medicações disponíveis, no mercado, com efetividade comprovada, que possam clarear o cristalino ou prevenir a catarata.

• Correção Definitiva

O único tratamento é a cirurgia de catarata, realizada pela técnica de facoemulsificação (técnica em que duas pequenas incisões são realizadas, permitindo a quebra e aspiração da catarata, seguida pelo implante da lente intraocular). Fazemos a retirada do cristalino opacificado (catarata) e implantamos (de) uma lente intraocular, a qual pode ser monofocal ou de visão simples (corrige para longe, mas persiste usando óculos para perto) ou pseudoacomodativa – corrige visão para longe e perto.

Entenda melhor sobre o assunto na área destinada para Cirurgia de Catarata