Miopia

• O que é miopia ?

Ocorre quando o olho é mais longo que o normal, fazendo com que os raios luminosos (imagens) sejam focados antes da retina ou ainda quando as lentes naturais do olho (córnea e cristalino) têm maior poder refrativo. Pacientes com miopia têm dificuldade para enxergar para longe, mas podem enxergar com nitidez objetos próximos.

Olho com miopia

• Quais os sintomas do surgimento da miopia?

As pessoas míopes terão dificuldade para enxergar a distância, como assistir ao cinema, ler placas de sinalização em rodovias, reconhecer pessoas a distância. O grau de dificuldade será proporcional ao grau do paciente.
    Entretanto, conseguem enxergar com nitidez objetos próximos, como ler jornal, escrever, ler menu do telefone celular e outras atividades que exigem boa visão para perto. Alguns pacientes com miopia apertam os olhos, manobra para enxergar melhor para longe que deu origem ao nome “miopia”, que vem do grego (“olhos fechados”).

Visão com miopia

• Geralmente em que fase ela aparece?

A miopia tem caráter genético e pode ser evidenciada desde a infância. Na maioria dos casos ocorre um aumento da miopia durante a adolescência, pois coincide com o crescimento corporal. A estabilização do grau ocorre na idade adulta.

• Como pode ser corrigida?

A primeira opção será a correção com óculos, o que permite boa visão, principalmente em graus baixos e pode-se corrigir a hipermetropia ou astigmatismo também se estiverem presentes. A correção de graus elevados de miopia é possível com óculos, mas causa desconforto quando o paciente move os olhos levemente para fora do eixo visual do óculos, pois nota distorção das imagens e perda da nitidez.

Como segunda opção, dispomos das lentes de contato, as quais podem ser rígidas  gás-permeável (RGP) ou gelatinosas. Fornecem excelente visão; possibilitam maior conforto e melhor correção especialmente naqueles pacientes com altos graus de miopia porque não causam as distorções dos óculos citadas acima.

Devem ser adaptadas sob orientação especializada para garantir bom resultado visual e não oferecer riscos à saúde ocular.

Como correção definitiva, dispomos da cirurgia refrativa – cirurgia para miopia, hipermetropia e astigmatismo – que utiliza o laser para remodelar a curvatura corneana e corrigir o grau do paciente. Excelentes resultados têm sido obtidos na cirurgia da miopia, havendo a possibilidade de tratar astigmatismo na mesma cirurgia se estiver presente..

Entenda melhor sobre o assunto na área destinada para Cirurgia de Lasik, PRK ou Refrativa Personalizada.