Presbiopia

• O que é presbiopia?

A presbiopia ou “vista cansada” consiste na dificuldade para enxergarmos objetos próximos – livros, celulares, cardápios em restaurantes, etc – e surge ao redor dos 40 anos de idade; essa dificuldade é progressiva, aumentando com a idade, (e) mas tende a estabilizar por volta dos 60 anos.

• Qual a causa da presbiopia?

A presbiopia é causada pela perda progressiva da acomodação (capacidade natural que nosso olho tem de fazer o foco para perto). Em um olho fisiologicamente normal e jovem, o foco para perto é conseguido através do fenômeno de acomodação, que ocorre da seguinte forma: ao olharmos para um objeto próximo, nosso olho muda seu poder refrativo (“muda seu grau”) através da contração de pequenos músculos oculares (músculos ciliares) que possibilitam que o cristalino – nossa lente intraocular natural – mude seu formato e traga o foco para o local correto na retina para enxergarmos a imagem com nitidez.

• Quais os sintomas da presbiopia?

Os sintomas iniciais serão sensação de cansaço ocular e dores de cabeça em leituras mais prolongadas, as pessoas afastam os objetos para verem com maior nitidez. Pacientes que já tenham hipermetropia poderão ter esta dificuldade para perto mais cedo, ao redor dos 35 anos de idade por exemplo.

• Como pode ser corrigida?

• Óculos – poderão ser bifocais ou multifocais (permitem correção de grau para longe e para perto) ou óculos simples para uso para perto apenas.
    • Lentes de contato – são uma boa solução, as alternativas são lentes de contato multifocais ou realização de monovisão com lentes de contato.
    • Cirurgia de catarata com implante de lente intraocular – nos pacientes que tiverem indicação de cirurgia de catarata, o implante da lente, após a cirurgia, permitirá a correção parcial ou total da hipermetropia.